sábado, 9 de outubro de 2010

Conceito de currículo e o processo integração de tecnologia ao currículo



Currículo é a junção de forma, conteúdo, tecnologia e educação que se unem com o objetivo de oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa. O modelo de currículo se desenvolve com a mediação das tecnologias em todas as dimensões tecnológicas e pedagógicas de acordo com o objetivo que se pretende alcançar.
Tem sido evidente a contribuição das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas é valido ressaltar que essa contribuição não ocorre pelo simples uso das tecnologias como ferramenta pedagógica. Isso acontece quando ocorre de forma integrada, com objetivos claros e que leva o aluno a pesquisar, analisar, pensar e refletir construindo assim seu próprio conhecimento.
A integração efetiva das tecnologias ao desenvolvimento do currículo se dá através de metodologias adequadas que envolva iniciativa e tomada de decisões, conhecimentos que parem dos diversos processos individuais de construção das relações sociais. A integração das tecnologias ao currículo no desenvolvimento de projetos se dá através da produção colaborativa do conhecimento, utilizando as tecnologias na aprendizagem de forma articulada no desenvolvimento do currículo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário