segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Navegando em hipertexto

Hipertexto é uma ferramenta pedagógica de grande utilidade na vida do professor, pois facilita a pesquisa, o estudo, é rico para trabalhar com o aluno e auxilia no trabalho pedagógico do docente.
Foi bastante interessante navegar em hipertexto, os links facilitam a caminhada e a compreensão do que se pretende estudar, pois cada link nos leva a um novo texto que serve para ampliar o conhecimento do assunto em estudo e também a novas possibilidades de aprendizagem. É uma seqüência textual na qual uma complementa a outra tornando a atividade interessante e despertando a curiosidade para a continuidade do estudo.
Ao iniciar a navegação, tudo parecia muito fácil, mas não é como parece. É uma atividade que requer muita atenção e concentração. Ao clicar no link de um texto, e a partir do texto aberto partir para outros textos sem prestar atenção no caminho percorrido, há riscos de o navegador se perder como aconteceu comigo. Fui navegando na minha curiosidade e quando resolvi voltar para meu destino, não sabia para onde ir. Foi necessário recomeçar tudo de novo. Mas foi interessante. Me perdendo eu me achei e descobri coisas novas e a importância de estar atento as paginas que acessar para que não haja perda. Como eu estava preocupada em descobrir coisas novas, não prestei atenção no caminho e nem nas coisas que li, até por que meu objetivo era entender o que é hipertexto e entendi.
Navegando pode se perder. Se perdendo agente se acha e se achando se aprende. Foi assim comigo

2 comentários:

  1. Concordo com você Lili. Foi muito pertinente sua fala no que diz respeito ao hipertexto. "Hipertexto é uma ferramenta pedagógica de grande utilidade na vida do professor, pois facilita a pesquisa e o estudo, é rico para trabalhar com o aluno". Além de nos permitir organizar atividades e textos, sem necessidade de interromper uma linha de pensamento e raciocínio, já que não é preciso pausar uma leitura para se informar sobre outros tópicos referentes ao mesmo tema.

    ResponderExcluir
  2. Grande tecnologia inovadora para a ampliação de novos conhecimentos. É pensando nesta inovação que estou compartilhando o texto da colega Zeferina.O hipertexto é uma ferramento a mais para a facilidade de amplicar nas aulas teoricas o que podemos trabalhar em conteúdos diversos. Ou seja possibilta a nos navegar o que não está a nosso alcançe.

    ResponderExcluir