Escola: Estadual Maria da Glória
Disciplina: Ciências Série: 3º Ano Ano: 2010
Professora: Zeferina Pereira da Silva Reis
1. Objetivos Gerais
• Conceituar meio ambiente;
• Distinguir os componentes da natureza;
• Analisar a diferença entre ser vivo e ser não-vivo.
2. Objetivo Específico
• Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
3. Conteúdos:
• Meio Ambiente: o ar, a água, o solo, a luz do sol, as plantas e os animais.
4. Procedimentos Metodológicos:
• Passar o vídeo O Chacal - Natureza é vida e Paz, que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
• Dividir a turma em grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.
• Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive;
• Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos;
• Exercício no livro didático;
5. Recursos:
• Livro didático, cartolina, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.
6. Avaliação:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; e a participação nas atividades propostas.
7. Referência:
• Nigro, Rogério G. Aprendendo Sempre Ciências: 3º ano do ensino fundamental / Rogério G. Nigro, Maria Cristina da C. Campos. - São Paulo: Ática, 2008
• vídeo O Chacal - Natureza é vida e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário