terça-feira, 21 de setembro de 2010

Plano de aula

Escola Estadual Maria da Glória

Série: 5º ano Disciplina: Geografia Ano: 2010
Professora: Zeferina P da Silva Reis

Plano de aula

 Objetivo:
Sencibilizar os alunos sobre as questões ambientais

 Conteúdo mobilizado:
Educação Ambiental: Conservação do Meio Ambiente

 Estrategias metodologicas:

1. Levantar com os alunos uma lista dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos;

2. Discutir sobre o lixo
Formar de um grande círculo e expor lixo seco no meio do grupo, por exemplo: tampas plásticas, garrafas pet, caixas de leite ou suco, potes de vidro, copos descartáveis e revistas;

2. Iniciar a aula com um texto sobre a preservação do meio ambiente e a duração de cada tipo de lixo que vai ser utilizado na aula até a decomposição no meio ambiente. Em seguida o video, 5 ações que você pode fazer - Educação Ambiental;

3. Propor a observação do lixo que está à frente;

4. Cada aluno deverá escolher um dos elementos do lixo;

5. formar grupos de acordo com o lixo escolhido;

6. Levantar as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.
7. Apresentação das análises ao grande grupo.

8. Confeccição de:
- Cartazes colar pó de café passado seco, areia, serragem.
- Quebra-cabeças com gravuras de jornais ou revista.
- Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.
- Maquetes de casas.
- Televisão de caixa de papelão

 Recursos:
Sucatas,
TV,
vídeo,
link,
texto.

 Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo a participação no desenvolvimento das atividades.

Um comentário:

  1. Concordo com você Zeferina. O uso das tecnologias na sala de aula é muito importante. Tanto para nós educadores quanto para o educandos. E uma ferramenta a mais para inovar a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.
    Abraços.

    ResponderExcluir