sábado, 9 de outubro de 2010

Conceito de currículo e o processo integração de tecnologia ao currículo



Currículo é a junção de forma, conteúdo, tecnologia e educação que se unem com o objetivo de oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa. O modelo de currículo se desenvolve com a mediação das tecnologias em todas as dimensões tecnológicas e pedagógicas de acordo com o objetivo que se pretende alcançar.
Tem sido evidente a contribuição das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas é valido ressaltar que essa contribuição não ocorre pelo simples uso das tecnologias como ferramenta pedagógica. Isso acontece quando ocorre de forma integrada, com objetivos claros e que leva o aluno a pesquisar, analisar, pensar e refletir construindo assim seu próprio conhecimento.
A integração efetiva das tecnologias ao desenvolvimento do currículo se dá através de metodologias adequadas que envolva iniciativa e tomada de decisões, conhecimentos que parem dos diversos processos individuais de construção das relações sociais. A integração das tecnologias ao currículo no desenvolvimento de projetos se dá através da produção colaborativa do conhecimento, utilizando as tecnologias na aprendizagem de forma articulada no desenvolvimento do currículo.




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Possiveis mudanças e contribuições das tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

            A escola hoje estar enfrentando um grande desafio. Adequar a sua linguagem à linguagem dos jovens, ou seja, à linguagem tecnológica. A maneira de o professor dar aula não atrai mais os jovens por ser uma linguagem ultrapassada. O que chama a atenção dos jovens hoje são as mídias digitais. O que requer uma grande mudança na prática pedagógica do professor.
            O professor precisa ter um olhar mais critico para aprendizagem de seus alunos, procurando prepará-los para o mercado de trabalho. E para isso precisa adequar a forma de ensinar às demandas do século XXI, ou seja, usar as tecnologias como ferramentas pedagógicas para preparar bem o aluno. Para muitos se torna difícil por não terem saído da era quadro/giz e não acreditarem que através das tecnologias é possível ministrar uma aula de qualidade. Sendo que a mesma aula que damos usando o giz, podemos ministrá-la usando o computador e internet de maneira mais atrativa que chama a atenção do aluno.
            Para adequar-se às mudanças atuais, incorporar as tecnologias às aulas requer mudanças na atuação docente. E somente o professor pode fazer com que as mudanças aconteçam. Ele precisa capacitar-se, participar de cursos e oficinas que o prepare para as mudanças. Mas acima de tudo quere mudar, acreditar que a mudança faz a diferença e que incorporando novas metodologias à suas aulas, seu trabalho terá mais qualidade e com certeza o ensino aprendizagem será mais eficaz, pois haverá mais interesse por parte do aluno.
            As mudanças precisam acontecer e requer nossa atenção. O professor deve ter em mente que sua função não é apenas dar aula, é cuidar que o aluno aprenda. Lembrando que quantidade não é qualidade. É melhor ministrar menos aula e cuidar que o aluno pesquise, crie, pois é pesquisando, criando e elaborando que ele vai construindo sua própria aprendizagem. É interessante também que o professor crie novas estratégias de ensino que reforcem a aprendizagem dos alunos. Que produza seu próprio material.     

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uso das tecnologias em sala de aula

Fazer esse curso tem superado as minhas espectativas. Muito tenho aprendido sobre as tecnologias e como utilizá-las em sala de aula. Coisas que eu via na internet e não dava a menor importancia como os links, hoje vejo que nele há uma verdadeira riqueza de informações.

Plano de aula

Escola Estadual Maria da Glória

Série: 5º ano Disciplina: Geografia Ano: 2010
Professora: Zeferina P da Silva Reis

Plano de aula

 Objetivo:
Sencibilizar os alunos sobre as questões ambientais

 Conteúdo mobilizado:
Educação Ambiental: Conservação do Meio Ambiente

 Estrategias metodologicas:

1. Levantar com os alunos uma lista dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos;

2. Discutir sobre o lixo
Formar de um grande círculo e expor lixo seco no meio do grupo, por exemplo: tampas plásticas, garrafas pet, caixas de leite ou suco, potes de vidro, copos descartáveis e revistas;

2. Iniciar a aula com um texto sobre a preservação do meio ambiente e a duração de cada tipo de lixo que vai ser utilizado na aula até a decomposição no meio ambiente. Em seguida o video, 5 ações que você pode fazer - Educação Ambiental;

3. Propor a observação do lixo que está à frente;

4. Cada aluno deverá escolher um dos elementos do lixo;

5. formar grupos de acordo com o lixo escolhido;

6. Levantar as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.
7. Apresentação das análises ao grande grupo.

8. Confeccição de:
- Cartazes colar pó de café passado seco, areia, serragem.
- Quebra-cabeças com gravuras de jornais ou revista.
- Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.
- Maquetes de casas.
- Televisão de caixa de papelão

 Recursos:
Sucatas,
TV,
vídeo,
link,
texto.

 Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo a participação no desenvolvimento das atividades.

O que aprendi utilizando a mídia digital

Na elaboração do plano de aula utilizando mídia digital, me proporcionou muita aprendizagem. Me fez perceber o quanto podemos enriquecer nossas aula usando esses recursos. Em pouco tempo preparamos uma aula bem diferenciada que chama atenção do aluno.

Plano de aula

Escola: Estadual Maria da Glória

Disciplina: Ciências Série: 3º Ano Ano: 2010

Professora: Zeferina Pereira da Silva Reis


1. Objetivos Gerais
• Conceituar meio ambiente;
• Distinguir os componentes da natureza;
• Analisar a diferença entre ser vivo e ser não-vivo.
2. Objetivo Específico
• Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
3. Conteúdos:
• Meio Ambiente: o ar, a água, o solo, a luz do sol, as plantas e os animais.
4. Procedimentos Metodológicos:
• Passar o vídeo O Chacal - Natureza é vida e Paz, que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
• Dividir a turma em grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.
• Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive;
• Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos;
• Exercício no livro didático;
5. Recursos:
• Livro didático, cartolina, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.
6. Avaliação:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; e a participação nas atividades propostas.
7. Referência:

• Nigro, Rogério G. Aprendendo Sempre Ciências: 3º ano do ensino fundamental / Rogério G. Nigro, Maria Cristina da C. Campos. - São Paulo: Ática, 2008
vídeo O Chacal - Natureza é vida e Paz

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Navegando em hipertexto

Hipertexto é uma ferramenta pedagógica de grande utilidade na vida do professor, pois facilita a pesquisa, o estudo, é rico para trabalhar com o aluno e auxilia no trabalho pedagógico do docente.
Foi bastante interessante navegar em hipertexto, os links facilitam a caminhada e a compreensão do que se pretende estudar, pois cada link nos leva a um novo texto que serve para ampliar o conhecimento do assunto em estudo e também a novas possibilidades de aprendizagem. É uma seqüência textual na qual uma complementa a outra tornando a atividade interessante e despertando a curiosidade para a continuidade do estudo.
Ao iniciar a navegação, tudo parecia muito fácil, mas não é como parece. É uma atividade que requer muita atenção e concentração. Ao clicar no link de um texto, e a partir do texto aberto partir para outros textos sem prestar atenção no caminho percorrido, há riscos de o navegador se perder como aconteceu comigo. Fui navegando na minha curiosidade e quando resolvi voltar para meu destino, não sabia para onde ir. Foi necessário recomeçar tudo de novo. Mas foi interessante. Me perdendo eu me achei e descobri coisas novas e a importância de estar atento as paginas que acessar para que não haja perda. Como eu estava preocupada em descobrir coisas novas, não prestei atenção no caminho e nem nas coisas que li, até por que meu objetivo era entender o que é hipertexto e entendi.
Navegando pode se perder. Se perdendo agente se acha e se achando se aprende. Foi assim comigo

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Lembrarei de ti

                                                Quando o sol não mais surgir,
                                                   Quando a chuva não mais a terra seca combalir,
                                                 Quando não houver estrelas na escuridão do céu a brilhar
                                                         Jamais vou murmurar,
                                                           Mas em ti, Senhor,
                                                      Vou confiar, vou confiar,
                                                        Pois sei que o fiel a ti jamais mendingará.
                                                      Quando aves sem destino estiverem a voar,
                                                        E as flores no jardim estiverem a murchar,
                                                    E todos se esquecerem de ti,
                                                         Eu me lembrarei de ti,
                                                         De tuas promessas, do teu agir.
                                                    Se os espinhos me ferirem,
                                                         E eu gemer de dor,
                                                               Lembrarei do sacrifício que fizeste por amor,
                                                                Se os homens teu nome esquecerem, Senhor,
                                                          Glorificarei-te bem alto,
                                                          Meu Cristo, minha luz
                                                              Para que todos vejam quem és JESUS!



                                                                            Autor desconhecido





A fé verdadeira no criador

Siga esse caminho e terás sucesso na vida. Jesus promete e não falha. Acredite, tudo que ele prometeu com certeza ele cumprirá.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sejam bem vindos

Olá colegas!
Espero vocês aqui. Nesse ambiente você entra e sai quando quiser.
  Zeferina


Esta é a minha princesa.